sexta-feira, 7 de julho de 2017

Livro Comunicação Não Violenta - Marshall B. Rosenberg - Parte II


Capítulo 5 
“Assumindo a responsabilidade por nossos sentimentos”
Nesse capítulo ele lista algumas das necessidades humanas básicas.
  1. AUTONOMIA: escolher seus próprios sonhos, objetivos e valores;
  2. CELEBRAÇÃO: celebrar a criação da vida e os sonhos realizados. elaborar a perda;
  3. INTEGRIDADE: autenticidade; autovalorização; criatividade; significado;
  4. INTERDEPENDÊNCIA: amor, apoio, aceitação, calor humano, confiança, empatia, respeito, segurança emocional;
  5. LAZER: diversão, riso;
  6. COMUNHÃO ESPIRITUAL: beleza, harmonia, ordem, paz;
  7. NECESSIDADES FÍSICAS: abrigo, água, alimento, ar, descanso, expressão sexual, exercício
Capítulo 6
“Pedindo aquilo que enriquecerá a nossa vida”
Esse capítulo trata do quarto componente da CNV: como solicitar. O que gostaríamos de pedir aos outros?
1º lugar: expresse o que está solicitando e não o que não está solicitando.
FRASES CHAVE: 
  • use uma linguagem positiva ao fazer pedidos
  • linguagem vaga favorece a confusão interna
  • expresse seus sentimentos e necessidades na hora de solicitar, pois não expressando pode ser entendido como exigência
  • para ter certeza de que a mensagem que enviamos é a mesma que foi recebida, podemos pedir ao ouvinte que a repita para nós
  • quando uma pessoa ouve de nós uma exigência, ela vê duas opções: submeter-se ou rebelar-se
  • como saber se é uma exigência ou um pedido: observe o que quem pediu fará se a solicitação não for atendida
  • é uma exigência se quem fez a solicitação critica ou julga a outra pessoa em seguida
  • também é uma exigência se quem fez a solicitação tenta fazer a outra pessoa sentir-se culpada
  • é um pedido se a pessoa que pediu oferece em seguida sua empatia para com as necessidades da outra pessoa
  • nosso objetivo é um relacionamento baseado na sinceridade e na empatia
Teve uma frase que me tocou muito: “A depressão é a recompensa que ganhamos por sermos bons.” Excelente capítulo!
Do livro: Comunicação Não Violente - Marshall B. Rosenberg

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